sexta-feira, 16 de julho de 2010

Setenta alunos do I ciclo visitam monumentos históricos da Caála

Caálapress, 16/07 - Setenta alunos do I ciclo das escolas número 18, 17 e 16 filiadas na cidade da Caála (Huambo), visitaram esta tarde de sexta-feira os monumentos históricos da capela de Nossa Senhora do Monte e o túmulo dos mártires da Caála.

A intenção deste programa, é transmitir aos alunos conhecimentos sobre os monumentos históricos do município da Caála bem como incutir a sua importância para se contribuir de forma conjunta na sua preservação, mantendo a arquitectura original.

O responsável da cultura no município da Caála, Furtuna Cassinda, disse que a sua instituição estará sempre pronta na transmissão dos valores históricos dos monumentos para que os nativos possam entender a dimensão cultural que os identifica com nacionais angolanos.

Furtuna Cassinda, sugeriu os envolvimentos dos professores no processo de transmissão dos valores históricos locais assim como intensificar as técnicas de educação que conduz os cidadãos a preservar os monumentos.

A administração do município da Caála, tem como monumento históricos pedras “Nganda la kawe”, túmulo do “Wambu Kalunga” e morro “Bangela”, a capela de Nossa Senhora do Monte, as pedras de “Chingola” e o primeiro chafariz “Robert William”.

A capela considerado um símbolo religioso, foi construída em 1924 e no túmulo mártir da Caála repousam os restos mortais de soldados, agentes políticos e outros que lutaram por uma causa justa que contribuiu também na conquista da independência de Angola.

Marcelo Frank Beu

Sem comentários:

Enviar um comentário